Gestão de saúde - ❌ Overtrading: Testemunhei muitas empresas em crise por causa disso.
- expert empresarial
 - 14 de abr.
 - 2 min de leitura
 
Nem tudo que é rápido alcança o destino. Nem toda árvore grande rende frutos saborosos. Máximas que entendendo serem perfeitamente aplicáveis ao mundo dos negócios, especialmente quando se trata de uma das causas mais frequentes para o colapso de uma empresa, seja ela da área da saúde ou não, que irei abordar com vocês hoje.
Quando o negócio entra em uma busca cega pelo crescimento das vendas, normalmente ele não está se encaminhando não para uma chuva de dinheiro, mas ao estado de overtrading.
➖ Certamente explicarei o que significa o termo, mas, antes, vamos alinhar o que seria entrar em uma busca cega pelo crescimento das vendas.
Afinal, é o objetivo de qualquer empreendedor é aumentar seu faturamento. O que distinguiria os que perseguem esse objetivo da maneira certa dos que plantam um overtrading?

A busca cega não considera a lucratividade. Sim, critério básico, mas não são poucos que o ignoram, por mais chocante que pareça.
Esse perfil reduz as margens de lucro para agregar mais clientes ao seu volume de vendas. Evidentemente, em longo-prazo, essa estratégia mostra-se nociva e insustentável.
A escolha por tal estratégia costuma ocorrer com empresas em crescimento.
❌ Overtrading: crescimento veloz e perigoso
Trata-se de “exagerado nível de comercialização”. Ocorre quando uma empresa cresce muito e rápido demais, ao ponto de não conseguir autosustentar-se com o seu fluxo de caixa ou com passivos bancários.
Ou seja, o crescimento é tão voraz e incontrolável que o negócio não consegue encontrar sustentabilidade financeira. É envolvido em uma bolha disforme e opulenta de crescimento que a aprisiona e o condena a afundar-se sob o seu peso.
Seu embrião costuma ser o controle financeiro inadequado que estimula o fomento de novas atividades sem garantia de sustentabilidade e suporte ao crescimento.
Portanto, o descontrole financeiro é a causa primária do declínio da empresa e o ritmo de crescimento exagerado a consequência. Apesar de o overtrading ser mais comum em negócios em expansão, sua prática também costuma ser vista em casos de recuperação judicial.
❌ O desespero descaminha
A empresa já se encontra em uma situação delicada e opta por uma estratégia que irá ampliar ainda mais sua insolvência no futuro. Isso acontece somente com pessoas muito amadoras… Aí é que você se engana.
Ao longo de 25 anos na área, já vi muitos empresários de estrada e renome caindo nessa armadilha.
A questão nem se trata de ingenuidade, desatualização ou coisas do gênero, mas o puro desespero. Pense na situação: você vive a última oportunidade de salvar o seu negócio da falência, o tempo passa e nada de novo acontece.
Mediante essa circunstância, decide ter iniciativa para acelerar resultados, momento em que o volume de vendas com margem de lucro reduzida entra em cena e a falência bate na porta.
Vender é bom, mas vender pelo preço que vale não tem preço.






Comentários